É comum as montanhas estarem associadas ao fenômeno UFO, já que muitos ovnis e fenômenos estranhos ocorrem nestes locais. E ao contrário do que muitos pensam, muitas destas montanhas estão perto de nós e com fácil ou médio acesso até o seu topo.
No litoral norte catarinense há três montanhas onde ocorrem fenômenos estranhos não apenas nelas, mas também em toda a região em volta de onde estão localizadas. E também, formam um misterioso alinhamento triangular, conhecido como triângulo energético.
As montanhas Canta Galo em São Francisco do Sul, Castelo dos Bugres em Joinville e Monte Crista em Garuva formam um alinhamento triangular com dois lados de aproximadamente 21 km de comprimento e a base com aproximadamente 32 km de comprimento.
Este alinhamento foi identificado pela escritora e pesquisadora Mirabel Krause de Blumenau SC. E chama atenção pelo alinhamento quase que perfeito entre as três montanhas.
Este alinhamento chamou a atenção dos ufólogos do GPUSC após constatação do elevado número de avistamento de ovnis, fenômenos estranhos, abduções e contatos com extraterrestres na região deste alinhamento e em regiões ao redor do mesmo.
As pesquisas ufológicas ocorrem na região desde 2011, incluindo análise de fotos e vídeos de ovnis, entrevistas com testemunhas e pessoas que passaram por abduções e contatos extraterrestres, além de pesquisas de campo e explorações nas três montanhas.
A montanha Castelo dos Bugres, na região de Joinville, pode ser acessada por trilha que se inicia a 1 km aproximadamente após o hotel fazenda Dona Francisca na rodovia SC-418, também conhecida como Estrada Serra Dona Francisca, sentido Joinville a Campo Alegre.
A montanha Cantagalo, área continental de São Francisco do Sul, pode ser acessada por trilha que se inicia na comunidade de Torno dos Pintos. A comunidade pode ser acessada via Joinville, após atravessar a balsa do Vigorelli ou através de estradas rurais a partir dos municípios de Garuva ou Itapoá.
A montanha Monte Crista, localizada em Garuva, pode ser acessada primeiro por estrada não pavimentada com entrada no km 14,5 da BR-101 sentido Sul, até chegar ao estacionamento e ponte pênsil que dá início a trilha.