Agroglifo surge em plantação de trigo no Oeste Catarinense.
Crédito: Tiago Kosinski/Arquivo pessoal

Agroglifo surge em plantação de trigo no Oeste Catarinense.

Uma plantação de trigo amanheceu com um agroglifo na manhã desta terça-feira (4) e despertou atenção em moradores do município de Ipuaçu, localizado no Oeste Catarinense.

As marcas na plantação de trigo também despertaram o interesse de centenas de pessoas de outras cidades do estado, que resultou em uma grande movimentação de pessoas sozinhas ou em grupo visitando o agroglifo.

O Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina – GPUSC ficou sabendo do agroglifo por volta das 7 horas da manhã e deslocou um dos seus pesquisadores até Ipuaçu para verificar presencialmente o agroglifo.

O agricultor Sérgio Girotto, de 62 anos informou que soube do agroglifo através do aplicativo Whatsapp e que logo após foi olhar a plantação e percebeu o desenho na plantação.

O agricultor informou que a plantação estava normal na noite de segunda-feira, mas na manhã de terça-feira, o desenho estava lá. E que não ouviu qualquer tipo de barulho estranho ou cães latindo, o que poderia indicar pessoas em sua propriedade.

 

Análise do Agroglifo

O Agroglifo é composto por figuras geométricas. Um pequeno círculo no centro de um triângulo equilátero, dentro de outro círculo que está dentro de um pentágono, que está localizado dentro de um círculo maior.

A vegetação está deitada, em sentido anti-horário e as figuras geométricas não possuem falhas ou estão desalinhadas.

No círculo central foi identificado uma moderada interferência eletromagnética, causando interferência em smartphones e equipamentos eletrônicos.

Apesar do desenho ter sido criado sobre marcas de rodado de trator, não identificamos marcas de pegadas humanas e descartamos que o agroglifo tenha sido produzido usando cordas e madeira. Pois se assim fosse, a vegetação não estaria deitada na forma que se encontra no agroglifo, mas estaria irregular e com várias plantas quebradas e levantadas.

Diante do que analisamos até o momento, defendemos que o agroglifo é real e não foi produzido por mãos humanas.

 

Agroglifo x Ovni

Os agroglifos são ligados a ufologia devido ao registro de ovnis dias ou horas antes da aparição do desenho nas plantações.

Conversamos com alguns moradores de Ipuaçu e eles relataram o avistamento de luzes estranhas no céu nos últimos dias.

Entretanto, não sabemos o real motivo da origem dos agroglifos. Mas existem teorias que relacionam os desenhos em plantações como uma tentativa de comunicação, marcação do solo para mapeamento ou localização dos supostos ovnis.

 

Próximos Passos

Foram coletados material de dentro do agroglifo como terra e plantas para análise laboratorial. Realizamos medições do agroglifo, e registramos fotografias e vídeos para investigação, incluindo imagens aéreas capturada por drone.

Verificamos possíveis interferências eletromagnéticas no interior do agroglifo e na região em vota do mesmo.

Também entrevistamos moradores da região e testemunhas que avistaram o agroglifo nas primeiras horas da manhã.

Estes dados servirão para uma análise mais completa sobre o evento e tentar definir com a maior assertividade possível, teorias que expliquem a origem do agroglifo.

Assim que tivemos mais informações, divulgaremos em nossos canais de comunicação.

 

 

 

Sobre o Autor