Na noite do último sábado (22), pilotos da aeronave 4517 da companhia aérea Azul relataram à torre de controle do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, o avistamento de luzes estranhas acompanhando a aeronave.
De acordo com o relato dos pilotos, a luz foi avistada por volta das 22h30min, quando a aeronave que seguia pela rota São Paulo a Porto Alegre, sobrevoava Santa Catarina. E no momento do primeiro relato de avistamento, o controle de tráfego aéreo respondeu que os radares não estavam detectando a presença de outras aeronaves na região.
Os pilotos da aeronave também comunicaram que o radar de bordo não indicava outras aeronaves na região, assim como, também informaram que não estavam visualizando outros aviões comerciais ou privados na região próxima a aeronave.
Os ovnis apareciam e sumiam, não tinham um padrão de movimento, pareciam seguir um padrão de voo aleatório.
A comunicação dos pilotos foi registrada durante a transmissão ao vivo disponibilizada no canal do YouTube da Câmera Porto Alegre, destinado a registros de viagens aéreas do Aeroporto Salgado Filho.
Os pilotos possuem experiência e capacitação com dezenas de horas de voo e sabem diferenciar um fenômeno atmosférico ou conhecido, de algo desconhecido. E por terem relatado o avistamento das luzes, já aponta para que algo anormal estava ocorrendo no céu.
A companhia aérea Azul emitiu um comunicado para a imprensa comunicando que está investigando o ocorrido junto a peritos aeronáuticos e a Força Aérea Brasileira.
Ufólogos também estão investigando o ocorrido para buscar uma explicação que possa explicar o fenômeno.
O Grupo de Pesquisas Ufológicas de Santa Catarina – GPUSC, recebeu relatos de testemunhas que avistaram objetos luminosos realizando movimentos rápidos no céu e se deslocando a altas velocidades nas regiões de Barra Velha, em Florianópolis e em Garopaba, entre às 21 horas até às 23h30min aproximadamente.
Até o momento, não há uma explicação sobre o que seriam as luzes estranhas, mas as pesquisas continuam em andamento.
Destacamos que o fenômeno não atrapalhou a viagem da aeronave da Azul e o pouso no aeroporto de Porto Alegre ocorreu conforme programado.