Esta semana, uma das dúvidas mais recebidas refere-se a pesquisas de campo. Portanto, explicaremos o que é e para que serve a pesquisa de campo na ufologia.
Quando ocorre um evento ufológico, sendo ele simples ou até mesmo complexo, a pesquisa de campo é realizada para adquirir maiores informações, confirmação de dados, coletar material para análise ou pesquisa futura.
Imagine que uma testemunha observa um objeto não identificado no céu e relata este avistamento a um ufólogo. O mesmo necessita entrar em contato com a testemunha para saber mais informações sobre o avistamento.
Agora se o fenômeno é mais complexo, como múltiplos avistamentos, sinais físicos no ambiente, abdução animais ou seres humanos. O ufólogo precisa realizar diversas atividades para obter maiores informações sobre o ocorrido. Entre elas, entrar em contato com as testemunhas, visitar o local do fenômeno, coletar material para pesquisa, realizar observações do céu ou ambiente em datas e horários diversos.
Todas estas atividades fazem parte da pesquisa de campo. Ou seja, quando o ufólogo precisa pesquisar um fenômeno em loco, o mesmo realizará uma pesquisa de campo.
Equipamentos utilizados.
Em uma pesquisa de campo, podem ser utilizados dezenas de recursos ou equipamentos. Pois o que vai determinar o que será utilizado é a complexidade do evento a ser pesquisado.
Podemos utilizar desde um bloco de papel e caneta para anotações, até luvas e sacos plásticos esterilizados para coleta de material para análise. Em outros casos, podemos utilizar uma máquina fotográfica, app para registro de dados no smartphone e até mesmo equipamentos mais complexos como um contador Geiger para medir radiações.
Pesquisa de Campo GPUSC.
A equipe do GPUSC possui um Procedimento para Abertura de Caso e Pesquisa de Campo. E este procedimento é utilizado sempre que se inicia a pesquisa de um fenômeno ufológico.
Nas pesquisas de campo são utilizados kits preparados para vários tipos de pesquisa. Contendo desde luvas cirúrgicas, máscaras e recipiente para coleta de amostra ou material para análise, até máquina fotográfica, smartphone, bússola, drone e equipamentos para medição de campo eletromagnético e radiação.
Estes kits facilitam a realização das pesquisas de campo, pois são compostos por recursos que podem ser utilizados em eventos simples ou complexos.
Utilizamos aplicativos diversos para verificação de condições atmosféricas e meteorológicas, gerenciamento de informações e comunicação entre os membros do grupo.
Sempre que necessário, adquirimos autorizações para entrada em propriedades particulares, assim como, informamos órgãos públicos, bombeiros e polícia sobre as atividades de pesquisas que estão sendo realizados.
Caso você tenha dúvidas ou deseje mais informações, pode entrar em contato conosco através do e-mail contato@gpusc.com ou visitar nosso site ou páginas nas redes sociais.
GPUSC