Agroglifo Ipuaçu –  2024

Agroglifo Ipuaçu – 2024

Na manhã desta segunda-feira (14), na cidade de Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, um novo agroglifo surgiu em uma plantação de trigo na Linha Casarim, próximo à rodovia SC-480, que liga os municípios de Ipuaçu a São Domingos. O fenômeno ocorre na região desde o ano de 2008, tendo ocorrido pela última vez em outubro de 2022 em outra área do município.

 

Pesquisa de Campo

 

O GPUSC soube do novo agroglifo na manhã do evento e deslocou uma equipe de Joinville para analisar o fenômeno, conversar com o proprietário das terras, testemunhas e moradores da região.

É de grande importância verificar o agroglifo no mesmo dia do seu surgimento para analisar o desenho com o menor impacto causado pelos visitantes. Pois como é grande o número de pessoas que visitam o agroglifo, a cada dia que passa o desenho fica mais deteriorado, podendo resultar em falhas de análise e resultados incorretos.

Coletamos material para análise, registramos fotografias e vídeos, realizamos a medição do agroglifo e entrevistamos o proprietário da terra e testemunhas.

O desenho não está totalmente alinhado e conforme mostrado pelo proprietário das terras, havia 3 marcas como se fossem estacas e que poderiam ter sido usadas para criar o desenho. Entretanto, a vegetação dentro do desenho estava acamada para a mesma direção e as plantas não estavam com o caule quebrado.

Até o momento a forma de construção do desenho é um mistério e não podemos afirmar com “100%” de certeza que houve intervenção humana na criação do agroglifo.

Tanto o proprietário das terras, como várias testemunhas e visitantes entrevistados no local, afirmaram que não avistaram luzes, veículos ou pessoas no local anterior ao momento do surgimento do agroglifo.

Entretanto, conforme ocorreu nos fenômenos anteriores, foram avistados ovnis e luzes estranhas na região, nas noites de sábado e domingo (12 e 13).  O agroglifo foi encontrado na manhã da segunda-feira (14).

 

Análise e Pesquisa

 

A pesquisa que se inicia após a visita ao agroglifo não estará concentrada apenas no material coletado, pois independente do resultado da análise, novas pesquisas serão realizadas.

Se constatado que a origem deste agroglifo é desconhecida, será adotado uma linha de pensamento com base científica para tentar explicar o fenômeno.

Caso seja encontrado evidência com “100% de certeza que o agroglifo possui sinais de mãos humanas na sua construção”, seguiremos uma outra linha de pesquisa para tentar identificar quem está construindo os desenhos e para qual finalidade.

Assim que tivermos mais informações, divulgaremos em nossos canais de comunicação.

 

 

 

Live do BRAZIL UFO sobre o Agroglifo de Ipuaçu com Carlos Alberto Machado, Luiz Prestes Junior e Ivo Hugo Dohl.

 

 

 

Sobre o Autor