73 anos do Caso Roswell.

Ufologia

 

Esta semana comemoramos os 73 anos do caso Roswell ocorrido no estado do Novo México (EUA) e é considerado um dos mais importantes eventos ufológicos da Era Moderna. Apresentamos abaixo um resumo sobre o caso.

Em 04 de julho de 1947, destroços de um objeto desconhecido e corpos de seres humanoides são encontrados pelo fazendeiro W. Brazel em seu rancho em Roswell, Novo México (EUA). 

No dia 06 de julho, Brazel resolve procurar o xerife do município de Chavez, George Wilcox, e mostrar um caixa cheia de objetos metálicos estranhos que havia coletado em seu rancho.

Wilcox entra em contato com o oficial de inteligência do 509º Grupamento de Bombardeiro, major Jesse A. Marcel, para relatar a queda de um estranho objeto em Roswell.

O major Marcel acompanhado pelo capitão Sheridan Cavitt se deslocaram para Roswell para visitar o local do suposto acidente.

Os militares entrevistaram Brazel e outros moradores de Roswell e também coletaram vários destroços no solo. 

Alguns destroços tinham eram tão sólidos que não era possível dobrá-los ou quebrá-los e pareciam com metal. Também havia pedaços de um estranho material que lembrava folhas de alumínio, era leve e podia se dobrada e retornava a sua condição anterior. Outras peças possuíam simbolos estranhos gravados.

Ao retornar à Base Aérea do Exército em Fort Worth, o major Marcel entregou os estranhos destroços ao General Ramey, comandante da 8º Força Aérea.

O general seguir com o major Marcel eté uma sala reservada e ao sair da mesma e retornarem a sala do gereral Ramey, os destroços haviam desaparecido e no chão estavam espalhados fragmentos de um balão meteorológico. E algumas fotos do major Marcel ajoelhado próximo aos restos do balão foram tiradas pelo major Charles A. Cashon, relações
públicas de Fort Worth.

Posteriormente, o general Ramey deu uma entrevista ao repórter do jornal Fort Worth Star Telegram, J. Bond Johnson, informando que o evento ocorrido em Roswell tratava-se de um balão meteorológico e não um disco voador.

Naquele momento uma grande operação militar estava ocorrendo em Roswell, com várias estradas bloqueadas por veículos militares e soldados. Os destroços do objeto que colidiu no solo e os tripulantes mortos foram recolhidos em caminhões do exército e encaminhados para Base Aérea do Exército em Fort Worth e e depois levados em aviões até a Base Aérea de Wright-Patterson

 

Entretanto, em 8 de julho de 1947, o jornal Roswell Daily Record publica em sua capa a matéria “Força Aérea Captura Disco Voador em Rancho na Região de Roswell” e a partir de então, a notícia sobre o caso se espalhou pelo mundo.

Em 1997 a Força Aérea Americana anunciou em uma coletiva de imprensa uma explicação sobre o evento ocorrido em Roswel em 1947.

Devido a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, os americanos estavam trabalhando em um projeto secreto chamado Mogul.

O projeto envolveu o lançamento de balões de grande altitude equipados com microfones para monitorar testes nucleares conduzidos pelos soviéticos e o objeto que caiu em Roswell seria um desses balões. 

Sobre os corpos de tripulantes encontrados no local, estes seriam resultado de uma série de testes com manequins como parte da Operação High Dive, que envolveu lançar bonecos de paraquedas a partir de grandes altitudes para realizar estudos de sobrevivência em humanos.

Quanto a autopsia realizada em corpos de extraterrestres, sabemos através de testemunhas civis e militares que as mesmas ocorreram e que inclusive haveria seres com vida, capturados pelo militares. Mas vídeos das supostas autopsias que foram divulgadas na imprensa e que até hoje estão disponíveis na internet, infelizmente são fakes.

 

Atualidade.

 

Em junho de 2020 o presidente do Estados Unidos Donald Trump, durante uma entevista, quando perguntado sobre a possibilidade de desclassificar informações sobre o incidente “alienígena” de Roswell, o presidente norte-americano disse que “terá que pensar sobre isso”.

Muitas pesquisas foram realizadas nestes 70 anos e sabemos que a explicação dada pelo governo americano até o momento não é convincente.

O governo americano está desclassificando dezenas de documentos secretos sobre ovnis e os tornando públicos. Esperamos que muito em breve os documentos sobre o incidente em Roswell também sejam desclassificados e possam ser disponibilizados aos ufólogos e público em geral.

Sobre o Autor

Role para cima