Por que não retornamos à Lua?

Artigo

A última vez que os humanos pisaram na Lua foi em 1972, durante a missão Apollo 17 da NASA. Desde então, nenhuma missão tripulada retornou à Lua. Existem várias razões para isso.

Primeiro, as missões Apollo foram incrivelmente caras. Estima-se que o programa Apollo custou cerca de 25,4 bilhões de dólares na época, o que seria mais de 150 bilhões de dólares em dinheiro de hoje. Em um momento em que muitos estavam questionando a despesa das missões à Lua em face de problemas urgentes aqui na Terra, o custo tornou-se uma consideração importante.

Em segundo lugar, as missões Apollo foram realizadas durante o auge da Guerra Fria, quando os Estados Unidos estavam competindo com a União Soviética pelo domínio espacial. Uma vez que esse objetivo foi alcançado, a motivação política para enviar humanos à Lua diminuiu.

Terceiro, após as missões Apollo, o foco da exploração espacial mudou. Em vez de enviar humanos ao espaço profundo, a NASA e outras agências espaciais começaram a se concentrar mais na exploração robótica e na construção e manutenção da Estação Espacial Internacional.

No entanto, isso não significa que nunca voltaremos à Lua. A NASA anunciou o programa Artemis com o objetivo de retornar humanos à Lua até 2024. Este programa tem como objetivo estabelecer uma presença humana sustentável na Lua para permitir a exploração futura de Marte.

Embora tenhamos parado de enviar missões tripuladas à Lua por várias razões, incluindo custo, política e mudança de foco científico, os planos estão em andamento para retornar. A exploração da Lua ainda tem muito a nos ensinar sobre nosso próprio planeta e o sistema solar mais amplo.

 

 

Sobre o Autor

Role para cima